quinta-feira, agosto 12, 2010

Espiritualidade Virtual

Estou definitivamente de saco cheio.
Vou explicar. Eu frequento a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Guaíba, faço parte da banda, orquestra e do coral da mocidade, consequentemente convivo com pessoas a quem damos o nome de "irmão". Bem, grande parte desses irmãos são jovens, e em geral todos tem orkut, msn, twitter, eticétera, e grande parte desses irmãos que tem orkut praticam a Espiritualidade Virtual, que é o nome que eu dou à prática de encher as páginas de relacionamentos com frases do tipo: "Jesus te ama", "Deus tem a solução para os teus problemas", "Sou só de Jesus"; ou então entram em milhares de comunidades desse tipo, colocam versículos no status ou músicas gospel, mandam aqueles scraps pra todos os amigos com essas mesmas frases que citei, contam testemunho no perfil, enfim, a lista segue.
Na minha concepção, não há nada de errado nisso, mas é que eu tenho reparado que metade dessas pessoas (não são todas, por favor não entenda errado) são bem diferentes dos testemunhos que contam nos perfis, e que não praticam toda aquela boa moçisse que pregam na sua página de relacionamento, pelo contrário, são até piores que as pessoas que não ficam tentando enfiar o evangelho à força dentro da garganta de todo mundo.
Penso que as pessoas que praticam a Espiritualidade Virtual fazem isso pensando estar fazendo a sua parte  em pregar o evangelho, acham-se corajosas por escrever que é crente em todo o espaço virtual, mas muito mais coragem é viver uma vida admitindo que é fraco e que precisa de Deus, muito mais bonito é ser irrepreensível, honesto, caridoso, misericordioso, afetuoso, um cristão de verdade, lá fora, quando as pessoas estão te vendo e te analisando.
Eu não sou irrepreensível, sou cheia de erros, mas querer mostrar uma espiritualidade que simplesmente não existe, isso pra mim é o fim da picada. Por favor, tomem vergonha na cara.

3 comentários:

  1. nao se revolta.
    sei la... convem que o joio cresca no meio do trigo :P por mais que o joio esteja bem diferente do trigo 8-)

    Eu nao me estresso porque vejo em mim tanto ou mais problemas do que vejo nos outros. A diferenca é que eu nao sofro consequencias escandalosas (relacionadas a escandalo) das minhas falhas, enqnto outros sofrem.

    Além disso muita gente tem uma espiritualidade esquisofrenica (eu incluso, quando digo). Erram e vivem falhos, mas de alguma forma tentam dar uma parte de si (mesmo que de forma besta, deformada ou "extrabíblica") para Deus.

    Quando me dá esse tipo de revolta eu queria ser velho, pra poder aconselhar pessoas e ser ouvido :P a minha tentativa é que eu possa ajudar de alguma forma, já que as vzs as pessoas não enxergam a situação por fora, apenas vivem bizarramente sem se acordar. (o que eu sinto diferente de mim, que enxerga as falhas e nao desiste de falhar :P)

    enfim
    paztejamos =D

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo,Fernanda!
    Também me aborrece esses clichês evangélicos.
    Assim que passar a minha fase "Vanusa" quero escrever sobre essa linha de montagem cristã. Ainda se saissem da fábrica iguais a cristo,mas saem todos iguais com os mesmos clichês: Reteté,"Um amor para recordar",Missões na África sendo que não dá um pão nem pra quem mora do lado da casa. Missão para eles é só na África; esquecem que no mundo tem mais de 200 países.
    Só fico meio insegura ,porque minhas amigas que não são evangélicas leêm o meu blog e lavar roupa suja na frente dos outros é meio complicado.

    ResponderExcluir
  3. Ao que parece, é um sintoma caracteristico do movimento evangélico atual: querer "cristianizar", ou melhor, "gospelizar" tudo o que se faça, na ansia de saciar a consciência pesada. O conflito entre sagrado x profano, onde eu quero sacralizar tudo o que faço, e sabemos que não é por aí.
    A Espiritualidade Virtual parece ser uma consequência disso.

    ResponderExcluir

Opina ae! o/