quinta-feira, junho 10, 2010

Expressão que cura

Eu adoro escrever. Acho que é só por isso que eu tenho um blog.
Lembro que quando eu era pequena (mais do que sou agora xD), eu queria muito ler as revistas que tínhamos em casa, da Super Interessante, e eu dizia que logo que aprendesse a ler eu ia ler TUDO!
Não li tudo, mas li boa parte, não entendia boa parte, mas acredito que daí nunca mais abondonei o hábito de ler, e consequentemente de escrever.
Gosto do jogo de palavras, gosto de aplicá-las a sentimentos e ideias, é um dos melhores jeitos de se expressar, de botar pra fora mesmo!
Eu costumo dizer que escrevo aqui pra mim mesma, eu sempre acabo aprendendo, cada post é uma experiência que eu compartilho, faço uma reflexão, tenho ideias, e aprendo a pensar, e quanto mais eu escrevo mais facilidade eu tenho de falar e me expressar, em outras palavras, só há benefícios.
Se desde pequenos recebêssemos o incentivo do hábito de ler histórias, tipo Robson Crusoe ou Moby Dick que são histórias gostosas de ler e fáceis de entender, seria bem mais fácil compreender os escritos dos gênios da literatura que nós, mais cedo ou mais tarde, teremos de ter contato.
O fato é que o brasileiro não lê, se não lê não escreve, aí não tem domínio sobre a própria língua. Se as coisas continuarem assim, vamos passar o resto da vida tendo de ler Machado de Assis e José de Alencar, pois as crianças e jovens de hoje que poderiam vir a ser novos gênios da literatura. ou mesmo bons políticos que poderiam melhorar as condições do país (porque não?), estão ocupadas demais pequisando sobre Robert Pattison e olhando Malhação ID.
É esse o Brasil pobre de intelecto que estamos cultivando, mas, é isso o que queremos?

2 comentários:

  1. Eis aí a razão do engessamento político e cultural do Brasil: a juventude, antes reduto de contracultura e questionamento da sociedade, hoje não passa de confrarias de emos e desocupados, leitores de romancezinhos sobre vampiros falsificados.

    Será esse o Brasil que queremos? Eu não.

    ResponderExcluir
  2. sei la, eu acho que ta melhorando.

    Tem cada vez mais pessoas fazendo faculdade e mais pessoas tendo menos filhos e querendo estudar mais.

    Por mais que ainda tenha MUITA gente depravada (tipo, estagnada mesmo), tem bastante gente melhorando.

    Eu penso nas gerações. Essa nossa geração ja tem muito mais intelectuais que a anterior, que tinha mais que a anterior, que tinha mais que a anterior.

    Apesar de o censo crítico continuar ruim (as pessoas engolem como religião qualquer coisa que disserem na escola ou na TV, sem questionar a veracidade ou a 'meia-verdadicidade') eu acho que vamos ter cada vez mais nerds e nossa cultura vai disseminar cada vez mais rapido :P

    VAMOS DOMINAR O MUNDO MUAHAHAHAHAHAH!

    UHEHUEUAHUEAHA

    pazteja

    ResponderExcluir

Opina ae! o/